Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Collares, Patrícia Moreira | - |
dc.contributor.author | Landim, Fátima Luna Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T14:28:11Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T14:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | COLLARES, Patrícia Moreira; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 884-897. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788589872423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Necessidades Educacionais Especiais (NEE) | pt_BR |
dc.subject | Fracasso | pt_BR |
dc.title | Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação inclusiva requer escolas receptivas a todos, onde o aprendizado se desenvolva de modo conjunto, sem quaisquer preconceitos ou exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), pois o ato educativo se fundamenta na diferenciação do curriculo em prol da inclusão (SANCHES, 2005). O presente artigo parte do entendimento de haver a necessidade de estudos que aprofundem o tema das redes sociais (formais e informais), que desempenham papel de suporte ou de apoio à escola regular, na proposta de incluir em seus espaços as crianças com NEE. A justificativa para sua elaboração fundamenta-se no discurso atual de que, no desempenho das ações de inclusão, o professor enfrenta limitações tanto técnicas como emocionais (MENDES, 2006; KASSAR, 2005). Autores escrevem ser esse um ponto crítico para o professor que necessita lidar cotidianamente com a deficiência, podendo acarretar em fracasso, caso não haja apoio ou assistência especializada (BUENO, 2001). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_pmcollares.pdf | 772,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.