Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal |
Autor : | Collares, Patrícia Moreira Landim, Fátima Luna Pinheiro |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Necessidades Educacionais Especiais (NEE);Fracasso |
Fecha de publicación : | 2008 |
Citación : | COLLARES, Patrícia Moreira; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 884-897. |
Resumen en portugués brasileño: | A educação inclusiva requer escolas receptivas a todos, onde o aprendizado se desenvolva de modo conjunto, sem quaisquer preconceitos ou exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), pois o ato educativo se fundamenta na diferenciação do curriculo em prol da inclusão (SANCHES, 2005). O presente artigo parte do entendimento de haver a necessidade de estudos que aprofundem o tema das redes sociais (formais e informais), que desempenham papel de suporte ou de apoio à escola regular, na proposta de incluir em seus espaços as crianças com NEE. A justificativa para sua elaboração fundamenta-se no discurso atual de que, no desempenho das ações de inclusão, o professor enfrenta limitações tanto técnicas como emocionais (MENDES, 2006; KASSAR, 2005). Autores escrevem ser esse um ponto crítico para o professor que necessita lidar cotidianamente com a deficiência, podendo acarretar em fracasso, caso não haja apoio ou assistência especializada (BUENO, 2001). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828 |
ISBN : | 9788589872423 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_pmcollares.pdf | 772,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.