Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821
Type: Artigo de Evento
Title: Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar
Authors: Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Machado, Rosélia Costa de Castro
Keywords: Ensino;Ensino de cálculo;Licenciatura em Matemática
Issue Date: 2008
Citation: ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; MACHADO, Rosélia Costa de Castro. Ensino de cálculo em várias variáveis: que raciocínio avaliar? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 696-715.
Abstract in Brazilian Portuguese: Falar sobre avaliação no Cálculo Diferencial e Integral exige desenvolver algumas considerações sobre o livro didático. Exige que observemos minuciosamente sua abordagem, qual o enfoque do autor, a natureza das situações-problema apresentadas e, para um professor experiente, observar justamente quais os aspectos não contemplados pela obra didática. Certamente que respondendo alguma destas perguntas, construiremos uma argumentação razoável para a seguinte pergunta: Que raciocínio dos alunos o livro de Cálculo permite avaliar? Parafraseando Fischbein (1987), convém lembrar que não enxergamos ou não percebemos aquilo que não somos preparados para ver. Desta forma, se temos um professor que atua num curso de graduação, como um curso de Licenciatura em Matemática, o qual vivenciou toda uma formação árida, formal, rigorosa, precisa, e exigente, como evidenciamos, por tradição, em Matemática Pura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39821
ISBN: 9788589872423
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_frvalveshborgesneto.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.