Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39786
Tipo: Dissertação
Título : Relação trabalho/educação na prática pedagógica dos professores de 2º da rede publica
Autor : Pires, Luiz Gonzaga
Tutor: Tesser, Ozir
Palabras clave : Ensino aprendizagem;Prática pedagógica;Ensino - Piauí
Fecha de publicación : 1994
Citación : PIRES, Luiz Gonzaga. Relação trabalho/educação na prática pedagógica dos professores de 2º da rede publica. 1994. 125f.- Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (Ce). 1994.
Resumen en portugués brasileño: Nesta dissertação, procurou-se investigar a relação trabalho/educação na prática pedagógica dos professores de 2º grau da rede pública, tendo por base o estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual João Mendes Olímpio de Melo e Colégio Estadual Zacarias de Góis, ambos pertencentes à rede pública de ensino de 2º grau do Estado do Piauí. Para a análise teórica desta relação, fez-se necessário resgatar o movimento histórico da sociedade do trabalho, com intuito de apropriar-se dos princípios teóricos necessários ao desenvolvimento deste processo. Ao confrontar os princípios teóricos com o contexto atual da sociedade brasileira e a prática pedagógica dos professores de 2Q grau da rede pública, considerou-se como ponto de partida para desencadear um processo educativo que estabeleça os vínculos entre trabalho e educação, uma escola de 2Q grau única e democrática, que tenha o trabalho como centro do projeto de formação do homem, através do desenvolvimento de suas potencialidades em função de um saber técnico, científico e contemporâneo. Estas considerações feitas no âmbito da educação, não transfere para os professores de 2Q grau da rede pública, a responsabilidade de mudar a face da escola diante das condições atuais da sociedade brasileira, mas defende a idéia prática pedagógica pode desencadear um movimento transformação, capaz de contribuir para minimizar as condições de vida do povo brasileiro.
Abstract: In the presentation there has been an attempt to investigate the highlight work/education in the teaching practice of the teachers at the secondary levei of the public school system, using as a basic the study of a case in function at the State Techical School João Mendes Olímpio de Meio, and the State School Zacarias de Góis; both of these schools belong to the public school system at the secondary levei in the State of Piauí. For a theoretical analysis of this report, it became necessary to follow the historical sequence of the working society with the intention of becoming aware of the necessary theoretical principies needed in the development of this processo In order to compare the theoretical principies with the actual context of the Brazilian Society and the pedagogical practice of the teachers at the secondary levei of the public school system, as a point of reference in the unfolding of an educative process which establishes connections between work and education, consideration is given to a unique and democratic secondary levei school, which places work as the center of the project for the formation of the person, by means of the development of his potencialities in order to acquire a technical, cientific and contemporary knowledge. These considerations made in educational surroundings, do not hand over to the secondary levei teachers of the public school system the responsability of changing the face of the school in view of the present conditions of Brazilian Society, but defend the idea that a teaching practice can set into motion the real movement of transformation capable of contributing to the improvement of the horrible living conditions of the Brazilian people.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39786
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1994_dis_fgpires.pdf63,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.