Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39757
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A formação e a identificação com a profissão de egressos de Programa de Inserção na Docência |
Título en inglés: | Training and identifying with the profession of Integration Program in Teaching Graduates |
Autor : | Cavalcante, Maria Mikaele da Silva Farias, Isabel Maria Sabino de |
Palabras clave : | Egressos do Pibid;Inserção profissional;Formação docente |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Educação em Perspectiva |
Citación : | CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; FARIAS, Isabel Maria Sabino de A formação e a identificação com a profissão de egressos de Programa de Inserção na Docência. Educação em Perspectiva, Viçosa (MG), v. 6, n. 1, p. 97-122, jan./jun. 2016 |
Resumen en portugués brasileño: | O Esta pesquisa tem como problemática: o que pode elucidar sobre a formação e a identificação com a profissão os egressos de um programa nacional de inserção no magistério, especificamente, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? O trabalho objetiva contribuir para o debate sobre o assunto. Trata-se de estudo empírico qualitativo, cujos dados foram colhidos por meio do envio de formulário eletrônico encaminhado via internet, junto a egressos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia de uma universidade pública estadual. Do universo de 78 egressos, obtivemos o retorno de 27 pessoas. Os relatos revelam que a formação fez diferença na vida e nas escolhas profissionais dos egressos, desmistificou imaginários pessimistas sobre a escola e confirmou, entre alguns, o reconhecimento de si como professor e incrementou outras expectativas. Um grupo de oito egressos está afastado da docência em decorrência de formação continuada e/ou outra formação; e, seis sujeitos, por sua vez, não exercem ou atuam noutra área. |
Abstract: | This paper has as a problematic: What can elucidate the training and identification with the profession graduates of a national integration program in teaching, specifically the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)? The work aims to contribute to broaden the debate on the subject. It is a qualitative empirical study, whose data were collected by an electronic form sent via Internet, along with graduates of Social Sciences courses, philosophy and pedagogy from a state university. The universe of 78 graduates, we obtained the return of 27 people. The reports reveal that the training made a difference in the lives and career choices of the graduates, demystified pessimists imaginary about the school and confirmed, among some, the acknowledgment of yourself as a teacher and increased other expectations. A group of 8 graduates are away from teaching due to continuing education and / or other training; and 6 subjects, in turn, do not exercise or work in another area. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39757 |
ISSN : | 2178-258X |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_mmscavalcante.pdf | 295,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.