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dc.contributor.authorCavalcante, Maria Mikaele da Silva-
dc.contributor.authorFarias, Isabel Maria Sabino de-
dc.date.accessioned2019-02-19T12:11:58Z-
dc.date.available2019-02-19T12:11:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; FARIAS, Isabel Maria Sabino de A formação e a identificação com a profissão de egressos de Programa de Inserção na Docência. Educação em Perspectiva, Viçosa (MG), v. 6, n. 1, p. 97-122, jan./jun. 2016pt_BR
dc.identifier.issn2178-258X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39757-
dc.description.abstractThis paper has as a problematic: What can elucidate the training and identification with the profession graduates of a national integration program in teaching, specifically the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)? The work aims to contribute to broaden the debate on the subject. It is a qualitative empirical study, whose data were collected by an electronic form sent via Internet, along with graduates of Social Sciences courses, philosophy and pedagogy from a state university. The universe of 78 graduates, we obtained the return of 27 people. The reports reveal that the training made a difference in the lives and career choices of the graduates, demystified pessimists imaginary about the school and confirmed, among some, the acknowledgment of yourself as a teacher and increased other expectations. A group of 8 graduates are away from teaching due to continuing education and / or other training; and 6 subjects, in turn, do not exercise or work in another area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEducação em Perspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEgressos do Pibidpt_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA formação e a identificação com a profissão de egressos de Programa de Inserção na Docênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Esta pesquisa tem como problemática: o que pode elucidar sobre a formação e a identificação com a profissão os egressos de um programa nacional de inserção no magistério, especificamente, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? O trabalho objetiva contribuir para o debate sobre o assunto. Trata-se de estudo empírico qualitativo, cujos dados foram colhidos por meio do envio de formulário eletrônico encaminhado via internet, junto a egressos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia de uma universidade pública estadual. Do universo de 78 egressos, obtivemos o retorno de 27 pessoas. Os relatos revelam que a formação fez diferença na vida e nas escolhas profissionais dos egressos, desmistificou imaginários pessimistas sobre a escola e confirmou, entre alguns, o reconhecimento de si como professor e incrementou outras expectativas. Um grupo de oito egressos está afastado da docência em decorrência de formação continuada e/ou outra formação; e, seis sujeitos, por sua vez, não exercem ou atuam noutra área.pt_BR
dc.title.enTraining and identifying with the profession of Integration Program in Teaching Graduatespt_BR
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