Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39757
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Maria Mikaele da Silva | - |
dc.contributor.author | Farias, Isabel Maria Sabino de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T12:11:58Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19T12:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; FARIAS, Isabel Maria Sabino de A formação e a identificação com a profissão de egressos de Programa de Inserção na Docência. Educação em Perspectiva, Viçosa (MG), v. 6, n. 1, p. 97-122, jan./jun. 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-258X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39757 | - |
dc.description.abstract | This paper has as a problematic: What can elucidate the training and identification with the profession graduates of a national integration program in teaching, specifically the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)? The work aims to contribute to broaden the debate on the subject. It is a qualitative empirical study, whose data were collected by an electronic form sent via Internet, along with graduates of Social Sciences courses, philosophy and pedagogy from a state university. The universe of 78 graduates, we obtained the return of 27 people. The reports reveal that the training made a difference in the lives and career choices of the graduates, demystified pessimists imaginary about the school and confirmed, among some, the acknowledgment of yourself as a teacher and increased other expectations. A group of 8 graduates are away from teaching due to continuing education and / or other training; and 6 subjects, in turn, do not exercise or work in another area. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Educação em Perspectiva | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Egressos do Pibid | pt_BR |
dc.subject | Inserção profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | A formação e a identificação com a profissão de egressos de Programa de Inserção na Docência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Esta pesquisa tem como problemática: o que pode elucidar sobre a formação e a identificação com a profissão os egressos de um programa nacional de inserção no magistério, especificamente, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? O trabalho objetiva contribuir para o debate sobre o assunto. Trata-se de estudo empírico qualitativo, cujos dados foram colhidos por meio do envio de formulário eletrônico encaminhado via internet, junto a egressos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia de uma universidade pública estadual. Do universo de 78 egressos, obtivemos o retorno de 27 pessoas. Os relatos revelam que a formação fez diferença na vida e nas escolhas profissionais dos egressos, desmistificou imaginários pessimistas sobre a escola e confirmou, entre alguns, o reconhecimento de si como professor e incrementou outras expectativas. Um grupo de oito egressos está afastado da docência em decorrência de formação continuada e/ou outra formação; e, seis sujeitos, por sua vez, não exercem ou atuam noutra área. | pt_BR |
dc.title.en | Training and identifying with the profession of Integration Program in Teaching Graduates | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_mmscavalcante.pdf | 295,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.