Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39705
Type: Artigo de Evento
Title: Rousseau: retalhos biográficos e práticas pedagógicas em Emílio, ou da educação
Authors: Xavier, Antônio Roberto
Xavier, Lisimére Cordeiro do Vale
Keywords: Educação;Reflexões sobre ensino;Educação Infantil
Issue Date: 2013
Citation: XAVIER, Antônio Roberto, XAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale. Rousseau: retalhos biográficos e práticas pedagógicas em Emílio, ou da educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1822-1833.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo possui como escopo principal comentar sucintamente a vida e a obra “Emílio, ou, da Educação”, do genebrino e “caminhante solitário” 1 Jean Jaques Rousseau, em seu contexto, bem como fazer algumas reflexões acerca do legado desta obra para a educação, sobretudo para os dias atuais. Concebe-se que mesmo o passar de mais de 2 (dois) séculos e meio a obra Emílio estar presente em muitas práticas didático- -pedagógicas do ensino-aprendizagem atual. Diante desta realidade, elencamos como fio condutor desta escrita as seguintes indagações: em que contexto a obra de Rousseau foi produzida? Que dificuldades Rousseau enfrentou para escrever suas obras, sobretudo O Emílio? Que motivos o levaram a escrevê-la? Quais eram seus principais objetivos com a escrita do Emílio? Que aspectos o livro Emílio, de Rousseau, pode influenciar nas práticas pedagógicas nos dias atuais? Que contribuições esta obra pode proporcionar no âmbito da educação infantil, em nosso contexto? Estas e outras possíveis interrogações serão atendidas na medida em que se desdobra a escrita deste artigo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39705
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_lcvxavier.pdf5,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.