Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39648
Tipo: | TCC |
Título: | Conhecimento de professoras e auxiliares de creche filantrópica sobre sinais do transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Gomes, Ítalo Martins de Mendonça Sá, Fabiane Elpídio de |
Orientador: | Sá, Fabiane Elpídio de |
Palavras-chave: | Educação Especial;Inclusão Educacional;Transtorno Autístico;Transtorno do Espectro Autista |
Data do documento: | 6-Dez-2018 |
Citação: | GOMES, I. M. M.; SÁ, F. E. Conhecimento de professoras e auxiliares de creche filantrópica sobre sinais do transtorno do espectro autista. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Considerado uma síndrome neuropsiquiátrica, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principal característica a criança manifestar déficit comunicativo e de interação social, acompanhado de padrões comportamentais repetitivos e estereotipados, demostrando interesses restritos de atividades. A escola é um dos principais espaços que favorecem o desenvolvimento infantil, pois oportuniza o contato com outras crianças e adultos, que no papel de professor trabalham diversas habilidades e oportunizam a vivência de novas interações linguísticas, motoras e sociais entre os alunos. Este estudo tem caráter qualitativo e descritivo acerca do conhecimento dos profissionais da educação, sobre o TEA, seus sinais e sintomas, e forma de lidar com alunos da educação especial. Para esta pesquisa foi elaborado uma entrevista com quinze questões objetivas e subjetivos. A análise dos dados ocorreu com uma sequência de observação rigorosa dos dados, que passou por uma divisão de etapas configuradas como pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. Foi notório o desconhecimento por parte dos participantes sobre os instrumentos para diagnóstico do TEA. Os discursos referenciaram relatos sobre a aceitação dos pais, a dificuldade de transpor barreiras colocadas pelos pais devido à dificuldade de aceitar e procurar formas de ajuda e foi expressada a preocupação com a interação do aluno autista com as demais crianças; a participação e inserção da criança aos grupos das demais. Diante dos resultados desse estudo pode-se concluir que há necessidade de uma maior capacitação dos profissionais referente aos sinais e sintomas do TEA. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39648 |
Aparece nas coleções: | FISIOTERAPIA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_immgomes.pdf | 443,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.