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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sá, Fabiane Elpídio de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Ítalo Martins de Mendonça | - |
dc.contributor.author | Sá, Fabiane Elpídio de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-14T16:39:41Z | - |
dc.date.available | 2019-02-14T16:39:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, I. M. M.; SÁ, F. E. Conhecimento de professoras e auxiliares de creche filantrópica sobre sinais do transtorno do espectro autista. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39648 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Autístico | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | Conhecimento de professoras e auxiliares de creche filantrópica sobre sinais do transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Considerado uma síndrome neuropsiquiátrica, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principal característica a criança manifestar déficit comunicativo e de interação social, acompanhado de padrões comportamentais repetitivos e estereotipados, demostrando interesses restritos de atividades. A escola é um dos principais espaços que favorecem o desenvolvimento infantil, pois oportuniza o contato com outras crianças e adultos, que no papel de professor trabalham diversas habilidades e oportunizam a vivência de novas interações linguísticas, motoras e sociais entre os alunos. Este estudo tem caráter qualitativo e descritivo acerca do conhecimento dos profissionais da educação, sobre o TEA, seus sinais e sintomas, e forma de lidar com alunos da educação especial. Para esta pesquisa foi elaborado uma entrevista com quinze questões objetivas e subjetivos. A análise dos dados ocorreu com uma sequência de observação rigorosa dos dados, que passou por uma divisão de etapas configuradas como pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. Foi notório o desconhecimento por parte dos participantes sobre os instrumentos para diagnóstico do TEA. Os discursos referenciaram relatos sobre a aceitação dos pais, a dificuldade de transpor barreiras colocadas pelos pais devido à dificuldade de aceitar e procurar formas de ajuda e foi expressada a preocupação com a interação do aluno autista com as demais crianças; a participação e inserção da criança aos grupos das demais. Diante dos resultados desse estudo pode-se concluir que há necessidade de uma maior capacitação dos profissionais referente aos sinais e sintomas do TEA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FISIOTERAPIA - Artigos |
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