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Tipo: Tese
Título: Possible Selves dos jovens da periferia de Fortaleza: uma pesquisa de métodos mistos em espaços não escolares com cursos de Música
Autor(es): Ferreira, Gabriel Nunes Lopes
Orientador: Nascimento, Marco Antonio Toledo
Palavras-chave: Educação musical;Possible Selves;Educação não escolar;Periferia de Fortaleza
Data do documento: 2018
Citação: FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. Possible Selves dos jovens da periferia de Fortaleza: uma pesquisa de métodos mistos em espaços não escolares com cursos de Música - UFC. 2018. 160f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O ensino de Música em espaços não escolares a cada dia vem se destacando e ganhando mais espaço na pesquisa acadêmica. São instituições com uma diversidade de possibilidades musicais e que geralmente têm como função, de maneira geral, a democratização do ensino das Artes/Música. Através de vivências desde 2010 com práticas musicais nesses espaços, surgiram diversos questionamentos acerca da valorização da música pelos estudantes dessas instituições e qual a importância das práticas desenvolvidas nas aulas para suas respectivas vidas e objetivos futuros (possible selves). Nesse contexto, objetiva-se com essa pesquisa compreender como as atividades musicais de cinco espaços não escolares da periferia de Fortaleza moldam os possible selves dos estudantes dos cursos de Música dessas instituições. Como proposta metodológica, empregou-se a pesquisa de Métodos Mistos (CRESWELL, 2010), que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa de maneira conjunta e complementar à aplicação de questionários (quantitativos e qualitativos), que serviram como instrumentos de coleta de dados. Os resultados quantitativos confirmam que os espaços pesquisados na periferia de Fortaleza mudaram as perspectivas futuras dos estudantes através de uma formação musical e social. Já os dados qualitativos nos mostraram que essas mudanças de perspectivas estão relacionadas com uma formação que incentiva o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal dos estudantes, além de fornecer possibilidades e habilidades para novas perspectivas profissionais em diversas áreas do campo artístico. A partir do exposto, podemos entender a importância dessas instituições como espaços formativos que vão além do fazer artístico musical, mas também como possibilitadores de mudanças no futuro dos jovens dos diversos bairros da periferia de Fortaleza.
Abstract: Music teaching in non-school-based settings has been growing and gaining highlight in the realm of academic research. Those spaces often take the form of institutions offering diverse musical possibilities and usually have, as their overall goal, the aim of making music and arts teaching more democratic. Thanks to having experienced musical practice in such spaces since 2010, questionings arose on how music is valued by the students attending such institutions, as well as on the relevance of the practices carried out in the classes for their lives and future goals (“possible selves”). In this context, this research aims at understanding how musical activities undertaken in five non-school scenarios located in the outskirts of Fortaleza come to shape the possible selves of the students attending the music courses delivered at those institutions. Creswell’s “Mixed Methods” research (2010) serves as methodological foundation for this investigation since it makes use of quantitative and qualitative approaches in a combined and complementary manner, which takes place via the usage of questionnaires (both quantitative and qualitative) as data collection instruments. The quantitative results confirm that the spaces surveyed in the outskirts of Fortaleza have changed the students’ future perspectives through musical and social formation. The qualitative data, however, show that such changes in perspective are related to a formation that encourages the students’ intrapersonal and interpersonal development, in addition to offering possibilities and skills for new professional perspectives in many areas of the artistic industry. All that considered, the relevance of such institutions as formative spaces which transcend the musical artistic creation becomes clear, as well as their role as change enablers for the futures of those young people who stem from many neighborhoods situated in the outskirts of Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39561
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