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Tipo: TCC
Título: G4NHE: uma gamificação genérica para permitir a aplicação do G4H com qualquer conjunto de heurísticas de usabilidade
Autor(es): Souza Filho, José Cezar Júnior de
Orientador: Jucá, Paulyne Matthews
Coorientador: Monteiro, Ingrid Teixeira
Palavras-chave: Heurística - avaliação;Usabilidade;Gamificação
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA FILHO, José Cezar Júnior de. G4NHE: uma gamificação genérica para permitir a aplicação do G4H com qualquer conjunto de heurísticas de usabilidade. 2018. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.
Resumo: A Avaliação Heurística é um método de inspeção bastante utilizado para avaliar a usabilidade de sistemas interativos. Entretanto, a frequente discrepância existente entre as classificações de severidade individuais, atribuídas pelos avaliadores aos problemas encontrados, é um dos problemas que prejudicam a validade e a confiabilidade desse método. Assim, alguns estudos aplicaram a Avaliação Heurística Colaborativa para reduzir os impactos desse problema. Uma dessas propostas é o G4H (Game for Heuristic Evaluation), uma gamificação desenvolvida no formato de um jogo de cartas para motivar e engajar os diferentes avaliadores durante a tarefa de consolidação dos resultados da Avaliação Heurística. Contudo, essa gamificação foi projetada para apoiar somente as heurísticas de usabilidade de Nielsen. Considerando esse contexto, o presente trabalho apresenta o G4NHE (Game for aNy Heuristic Evaluation), uma gamificação genérica criada para permitir a aplicação do G4H com qualquer conjunto de heurísticas de usabilidade. Para isso, vários conjuntos de heurísticas de usabilidade foram selecionados e analisados, a fim de identificar características comuns e diferentes, que por sua vez, possibilitaram descobrir quais adequações são necessárias para adaptar o G4H às características identificadas. Logo, foram elaboradas as soluções genéricas para essas adequações, originando o G4NHE e o seu guia de especialização. Para validar a proposta, foram aplicados dois estudos experimentais. O objetivo da primeira validação foi avaliar a efetividade do guia de especialização, enquanto que o intuito da segunda validação foi avaliar a aceitação das novas regras propostas. A partir da percepção dos usuários participantes, pode-se concluir que o G4NHE permite uma rica e efetiva discussão sobre os problemas encontrados em uma Avaliação Heurística, aumentando a motivação dos avaliadores. Entretanto, também ficou perceptível a dificuldade em compreender e executar as atividades do guia de especialização, e ainda a falta de informações nas novas regras, que ocasionaram dúvidas durante as rodadas da gamificação. Finalmente, as sugestões de melhorias obtidas na avaliação experimental foram consideradas para gerar uma versão refinada do G4NHE e do seu guia de especialização, o que envolveu os conjuntos de regras existentes.
Abstract: Heuristic Evaluation is an inspection method widely used to evaluate the usability of interactive systems. However, the common discrepancy between individual severity ratings, attributed by evaluators to problems found, is one of the problems that impair the validity and reliability of this method. Thus, some studies applied Collaborative Heuristic Evaluation to reduce the problem impacts. One such proposal is G4H (Game for Heuristic Evaluation), a gamification developed as a card game to motivate and engage the different evaluators during the Heuristic Evaluation results' consolidation task. Although, this gamification was designed to support only the Nielsen’s usability heuristics. Considering this context, the present work presents G4NHE (Game for aNy Heuristic Evaluation), a generic gamification developed to allow the use of G4H with any usability heuristics set. For this, several usability heuristics sets were selected and analyzed to identify common and distinct characteristics, which, in turn, made it possible to find out which adaptations are necessary to adapt G4H to the characteristics identified. Therefore, the generic solutions for these adaptations were created, originating the G4NHE and its specialization guide. To validate the proposal, two experimental studies were applied. The purpose of the first validation was to evaluate the specialization guide effectiveness, while the purpose of the second validation was to evaluate the proposed new rules acceptance. From the perception of the participating users, it can be concluded that the G4NHE allows a rich and effective discussion about the problems found in a Heuristic Evaluation, increasing the evaluators' motivation. However, it was also apparent the difficulty in understanding and performing the specialization guide activities, as well as the lack of information in the new rules, which caused doubts during the gamification rounds. Finally, the improvements suggestions obtained in the experimental evaluation were considered to generate a refined version of the G4NHE and its specialization guide, which involved existing rules sets.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39472
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