Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39425
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Fenomenologia e educação: reflexões hermenêuticas sobre os cuidados nas práticas educacionais
Título en inglés: Phenomenology and education: hermeneutic reflections on care in educational practices
Autor : Nascimento, Crisóstomo Lima
Palabras clave : Educação;Fenomenologia;Cuidado
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. Fenomenologia e educação: reflexões hermenêuticas sobre os cuidados nas práticas educacionais. Revista de Psicologia, Fortaleza (CE), v. 10, n. 1, p. 54-65, jan./jun. 2019.
Resumen en portugués brasileño: A insustentabilidade de aportes teóricos de bases positivistas tem se manifestado de modo crescentemente intenso em nossos tempos. O descompasso entre teoria e prática, enunciado pela insolvência da relação linear e determinística entre ambas, anuncia-se com recorrência inequívoca na incipiente capacidade dos modelos explicativos abarcarem o fluído real contemporâneo. Este ensaio tem por objetivo precípuo apontar para a relação indissolúvel entre a noção fenomenológica de cuidado (Sorge), emerso a partir da unidade das estruturas ontológicas do ser-aí (Dasein), pensada pelo filósofo alemão Martin Heidegger, e o fenômeno educacional, sublinhando uma reflexão filosófica sobre o ato de educar formalmente concebido a partir de práticas pedagógicas, aprofundando algumas de suas questões e operando um diálogo com a fenomenologia hermenêutica proposta pelo filósofo da Floresta Negra.
Abstract: The unsustainability of theoretical contributions of positivist foundations has manifested itself in an increasingly intense way in our times. The mismatch between theory and practice, enunciated by the insolvency of the linear and deterministic relationship between the two, is announced with unequivocal recurrence in the incipient ability of explanatory models to encompass the contemporary real fluid. This essay aims at pointing to the indissoluble relationship between the phenomenological notion of care (Sorge), emanating from the unity of the ontological structures of being-there (Dasein), thought by the German philosopher Martin Heidegger, and the educational phenomenon, emphasizing a philosophical reflection on the act of educating formally conceived from pedagogical practices, deepening some of its questions and operating a dialogue with the hermeneutic phenomenology proposed by the philosopher of the Black Forest.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39425
ISSN : 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_clnascimento.pdf321,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.