Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263
Type: Artigo de Evento
Title: A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
Authors: Jardim, Maria da Conceição Parente
Keywords: Palavra;Leitura;Educação
Issue Date: 2008
Citation: JARDIM, Maria da Conceição Parente. A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 508-523.
Abstract in Brazilian Portuguese: Historicamente, a simples leitura da palavra avaliação remete-nos a conceitos de quantificação, mediação de valores, comparação, sentimentos e também a uma forte idéia de objetividade e sucesso como metas a serem perseguidas. Essas concepções representam uma lógica culturalmente construída ao longo dos anos e perpassam a idéia do avaliar em suas instâncias. Como ressalta Garcia (1998) ,desde seus primórdios, portanto, verificamos na avaliação a predominância de um componente seletivo em detrimento a qualquer aspecto educativo. No entanto, é inegável que foi com a modernidade, com o esforço da institucionalização das universidades e da escola formal propriamente dita, que esses conceitos sobre o avaliar acentuam-se. Com essas implementações as críticas às avaliações/exames passam a ser ampliadas e reveladas pelos diversos autores, nos mais diferentes momentos históricos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263
ISBN: 9788589872423
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_mcpjardim.pdf858,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.