Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior |
Autor(es): | Jardim, Maria da Conceição Parente |
Palavras-chave: | Palavra;Leitura;Educação |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | JARDIM, Maria da Conceição Parente. A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 508-523. |
Resumo: | Historicamente, a simples leitura da palavra avaliação remete-nos a conceitos de quantificação, mediação de valores, comparação, sentimentos e também a uma forte idéia de objetividade e sucesso como metas a serem perseguidas. Essas concepções representam uma lógica culturalmente construída ao longo dos anos e perpassam a idéia do avaliar em suas instâncias. Como ressalta Garcia (1998) ,desde seus primórdios, portanto, verificamos na avaliação a predominância de um componente seletivo em detrimento a qualquer aspecto educativo. No entanto, é inegável que foi com a modernidade, com o esforço da institucionalização das universidades e da escola formal propriamente dita, que esses conceitos sobre o avaliar acentuam-se. Com essas implementações as críticas às avaliações/exames passam a ser ampliadas e reveladas pelos diversos autores, nos mais diferentes momentos históricos. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_mcpjardim.pdf | 858,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.