Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39248
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do ensino e aprendizagem na visão Foucaultiana
Autor(es): Miranda, Naiola Paiva de
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Escolarização;Ensino
Data do documento: 2008
Citação: MIRANDA, Naiola Paiva de. Avaliação do ensino e aprendizagem na visão Foucaultiana. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1835-1841.
Resumo: Apesar dos altos índices de escolarização, uma considerável parcela dos alunos da escola pública brasileira se encontra no estágio crítico e muito crítico no que se refere ao seu desempenho em Língua Portuguesa, notadamente à alfabetização, condição imperiosa às demais disciplinas escolares e ainda à vida em sociedades letradas (BRASIL, 2000, 2002, 2003, 2007). Historicamente, tem-se reduzido o problema do analfabetismo escolar aos métodos de alfabetização. Embora a procura pelo melhor método ainda seja insistente, na visão de Soares (2005a), essa discussão é considerada um retrocesso, haja vista o conceito reducionista que se tem de método, considerado como seleção de um único caminho e material didático, regido com intenso controle, desconsiderando-se o processo de aquisição da língua e os conhecimentos prévios dos alunos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39248
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_npmiranda.pdf676,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.