Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39226
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Leitura de imagens: o que elas têm a nos dizer? |
Autor : | Lobato, Ana Maria Leite Silva, Regina Cláudia Oliveira da |
Palabras clave : | Imagem do ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem;Leitura |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | LOBATO, Ana Maria Leite; SILVA, Regina Cláudia Oliveira da. Leitura de imagens: o que elas têm a nos dizer? In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1516-1530. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste artigo é refletir sobre a leitura de imagem no ensino de arte, tendo como âncora estudos e leituras sobre o tema, e algumas experiências de leitura de imagem no ensino da arte, dentre as quais destacamos uma neste estudo. A leitura de imagem existe há muito tempo, faz parte do cotidiano lê o mundo, as pessoas, uma cena, um acontecimento, um objeto. Assim, buscamos compreender o que nos é significativo, e lê uma imagem torna-se uma experiência de atribuir sentido. Nessa perspectiva, a leitura de imagem no ensino da arte no Brasil passou a ter visualidade a partir das publicações de Ana Mae Barbosa1 na década de 1980. O tema é tão relevante que além de Barbosa, vários estudiosos vêm se dedicando e contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento em arte, dentre eles destacamos Erwin Panofsky2 (1991), Santaella e Nöth (2008), Analice Pillar (1999), Ostrower (1983) e Anamélia Bueno (1996-2002). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39226 |
ISBN : | 978 85 7915 171 2 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_rcosilva.pdf | 6,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.