Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39226
Tipo: Artigo de Evento
Título: Leitura de imagens: o que elas têm a nos dizer?
Autor(es): Lobato, Ana Maria Leite
Silva, Regina Cláudia Oliveira da
Palavras-chave: Imagem do ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem;Leitura
Data do documento: 2013
Citação: LOBATO, Ana Maria Leite; SILVA, Regina Cláudia Oliveira da. Leitura de imagens: o que elas têm a nos dizer? In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1516-1530.
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a leitura de imagem no ensino de arte, tendo como âncora estudos e leituras sobre o tema, e algumas experiências de leitura de imagem no ensino da arte, dentre as quais destacamos uma neste estudo. A leitura de imagem existe há muito tempo, faz parte do cotidiano lê o mundo, as pessoas, uma cena, um acontecimento, um objeto. Assim, buscamos compreender o que nos é significativo, e lê uma imagem torna-se uma experiência de atribuir sentido. Nessa perspectiva, a leitura de imagem no ensino da arte no Brasil passou a ter visualidade a partir das publicações de Ana Mae Barbosa1 na década de 1980. O tema é tão relevante que além de Barbosa, vários estudiosos vêm se dedicando e contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento em arte, dentre eles destacamos Erwin Panofsky2 (1991), Santaella e Nöth (2008), Analice Pillar (1999), Ostrower (1983) e Anamélia Bueno (1996-2002). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39226
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_rcosilva.pdf6,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.