Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39210
Tipo: Artigo de Evento
Título : O processo de informatização das escolas municipais de Fortaleza
Autor : Rocha, Sinara Socorro Duarte
Carolino, Soraia Gadelha
Palabras clave : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs;Informática;Educação
Fecha de publicación : 2013
Citación : ROCHA, Sinara Socorro Duarte; CAROLINO, Soraia Gadelha. O processo de informatização das escolas municipais de Fortaleza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1302-1313
Resumen en portugués brasileño: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, em especial a Informática Educativa tem sido um setores que mais tem crescido nos últimos anos. Em decorrência disso, constata-se que, o computador tem entrado cada vez mais cedo na vida das pessoas, em todos os ramos. Com a Educação não seria diferente. Pesquisadores, professores e gestores se preocupam com os efeitos de diferentes meios de comunicação sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Computadores, lousas digitais, tablets, notebooks são a “nova onda” da educação do século XXI. Enquanto as escolas particulares travam uma “guerra fria” entre si, procurando saber quem traz a maior inovação tecnológica para sala de aula, a escola pública ainda engatinha quanto ao uso das TDICs. Diante dessa realidade questiona-se: Como vem o ocorrendo o processo de incorporação da tecnologia no currículo das escolas públicas municipais de Fortaleza? O objetivo deste estudo será descrever o processo de informatização das escolas públicas municipais de Fortaleza (1992- 2012) enfocando os aspectos históricos e sociais. O interesse em estudar esta temática surgiu da experiência das autoras, no magistério público municipal, no acompanhamento e na gestão do LIE – Laboratório de Informática Educativa. Percebe-se a carência de fontes históricas a respeito da implantação da tecnologia educacional no Estado do Ceará, com ênfase nas escolas públicas. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39210
ISBN : 978 85 7915 171 2
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_sgcarolino.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.