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dc.contributor.authorRocha, Sinara Socorro Duarte-
dc.contributor.authorCarolino, Soraia Gadelha-
dc.date.accessioned2019-01-25T13:06:51Z-
dc.date.available2019-01-25T13:06:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationROCHA, Sinara Socorro Duarte; CAROLINO, Soraia Gadelha. O processo de informatização das escolas municipais de Fortaleza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1302-1313pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39210-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICspt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO processo de informatização das escolas municipais de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, em especial a Informática Educativa tem sido um setores que mais tem crescido nos últimos anos. Em decorrência disso, constata-se que, o computador tem entrado cada vez mais cedo na vida das pessoas, em todos os ramos. Com a Educação não seria diferente. Pesquisadores, professores e gestores se preocupam com os efeitos de diferentes meios de comunicação sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Computadores, lousas digitais, tablets, notebooks são a “nova onda” da educação do século XXI. Enquanto as escolas particulares travam uma “guerra fria” entre si, procurando saber quem traz a maior inovação tecnológica para sala de aula, a escola pública ainda engatinha quanto ao uso das TDICs. Diante dessa realidade questiona-se: Como vem o ocorrendo o processo de incorporação da tecnologia no currículo das escolas públicas municipais de Fortaleza? O objetivo deste estudo será descrever o processo de informatização das escolas públicas municipais de Fortaleza (1992- 2012) enfocando os aspectos históricos e sociais. O interesse em estudar esta temática surgiu da experiência das autoras, no magistério público municipal, no acompanhamento e na gestão do LIE – Laboratório de Informática Educativa. Percebe-se a carência de fontes históricas a respeito da implantação da tecnologia educacional no Estado do Ceará, com ênfase nas escolas públicas. [...]pt_BR
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