Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Sinara Socorro Duarte | - |
dc.contributor.author | Carolino, Soraia Gadelha | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T13:06:51Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T13:06:51Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Sinara Socorro Duarte; CAROLINO, Soraia Gadelha. O processo de informatização das escolas municipais de Fortaleza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1302-1313 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39210 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O processo de informatização das escolas municipais de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, em especial a Informática Educativa tem sido um setores que mais tem crescido nos últimos anos. Em decorrência disso, constata-se que, o computador tem entrado cada vez mais cedo na vida das pessoas, em todos os ramos. Com a Educação não seria diferente. Pesquisadores, professores e gestores se preocupam com os efeitos de diferentes meios de comunicação sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Computadores, lousas digitais, tablets, notebooks são a “nova onda” da educação do século XXI. Enquanto as escolas particulares travam uma “guerra fria” entre si, procurando saber quem traz a maior inovação tecnológica para sala de aula, a escola pública ainda engatinha quanto ao uso das TDICs. Diante dessa realidade questiona-se: Como vem o ocorrendo o processo de incorporação da tecnologia no currículo das escolas públicas municipais de Fortaleza? O objetivo deste estudo será descrever o processo de informatização das escolas públicas municipais de Fortaleza (1992- 2012) enfocando os aspectos históricos e sociais. O interesse em estudar esta temática surgiu da experiência das autoras, no magistério público municipal, no acompanhamento e na gestão do LIE – Laboratório de Informática Educativa. Percebe-se a carência de fontes históricas a respeito da implantação da tecnologia educacional no Estado do Ceará, com ênfase nas escolas públicas. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_sgcarolino.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.