Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39187
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Práticas educativas e culturais e seu processo de ensino-aprendizagem: o Projeto Dorinha |
Autor : | Oliveira, Dayana Silva de |
Palabras clave : | Publico infantil;Processo de aprendizagem;Museu |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | OLIVEIRA, Dayana Silva de. Práticas educativas e culturais e seu processo de ensino-aprendizagem: o Projeto Dorinha. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2018. p. 991-1002. |
Resumen en portugués brasileño: | O público infantil é frequentador assíduo do Museu do Ceará, este um museu de história do Ceará localizado no Centro da cidade de Fortaleza. O processo de aprendizagem infantil é diferente dos adultos, pois suas capacidades cognitivas, motoras e psicossociais estão em desenvolvimento, logo é necessário que o museu crie ações educativas que insiram as mesmas de maneira apropriada à sua forma de aprendizado. Principalmente, quando o espaço do qual estamos nos referindo é um museu de história e os objetos museais que serão encontrados, em sua grande maioria, pertenceram a gerações passadas, não sendo encontradas no cotidiano da criança, como por exemplo, modelos de vestimentas, mobiliários de uma casa, entre outros. Torna-se de grande responsabilidade para o espaço museal ser didático e interativo em que a criança consiga perceber a história de seus antepassados se entrelaçando com o presente, de maneira lúdica, criativa e interessante. Principalmente em uma sociedade tecnológica onde as informações são rápidas e atrativas a exemplo do computador e a internet. Como uma criança iria gostar de um local onde teria muita “coisa antiga”? A seguinte fala de Leite (2010), onde busca mostrar a magnitude do museu que pensa no aprendizado da criança e se propõe a pensar métodos pedagógicos para incluí-la na proposta do museu servirá como ponto de partida e norteará o desenvolvimento deste artigo.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39187 |
ISBN : | 978 85 7915 171 2 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_dsoliveira.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.