Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Dayana Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T12:02:17Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T12:02:17Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Dayana Silva de. Práticas educativas e culturais e seu processo de ensino-aprendizagem: o Projeto Dorinha. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2018. p. 991-1002. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39187 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Publico infantil | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas e culturais e seu processo de ensino-aprendizagem: o Projeto Dorinha | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O público infantil é frequentador assíduo do Museu do Ceará, este um museu de história do Ceará localizado no Centro da cidade de Fortaleza. O processo de aprendizagem infantil é diferente dos adultos, pois suas capacidades cognitivas, motoras e psicossociais estão em desenvolvimento, logo é necessário que o museu crie ações educativas que insiram as mesmas de maneira apropriada à sua forma de aprendizado. Principalmente, quando o espaço do qual estamos nos referindo é um museu de história e os objetos museais que serão encontrados, em sua grande maioria, pertenceram a gerações passadas, não sendo encontradas no cotidiano da criança, como por exemplo, modelos de vestimentas, mobiliários de uma casa, entre outros. Torna-se de grande responsabilidade para o espaço museal ser didático e interativo em que a criança consiga perceber a história de seus antepassados se entrelaçando com o presente, de maneira lúdica, criativa e interessante. Principalmente em uma sociedade tecnológica onde as informações são rápidas e atrativas a exemplo do computador e a internet. Como uma criança iria gostar de um local onde teria muita “coisa antiga”? A seguinte fala de Leite (2010), onde busca mostrar a magnitude do museu que pensa no aprendizado da criança e se propõe a pensar métodos pedagógicos para incluí-la na proposta do museu servirá como ponto de partida e norteará o desenvolvimento deste artigo.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_dsoliveira.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.