Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39174
Tipo: Artigo de Evento
Título: Filosofia e método semiótico no ensino
Autor(es): Soares, Emanoel Luís Roque
Vieira, Jociel Nunes
Pereira, Rosemare dos Santos
Palavras-chave: Exigências da educação;Realidade escolar;Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2013
Citação: SOARES, Emanoel Luís Roque; VIEIRA, Jociel Nunes; PEREIRA, Rosemare dos Santos. Filosofia e método semiótico no ensino. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 828- 839.
Resumo: As exigências da educação são diferentes para cada sujeito: alunos, professores, gestão e comunidade, mas todos compartilham da mesma realidade, logo, o ensino deve abranger esse todo do cotidiano, dinâmico, mutável e flexível com cada ser em particular, “a educação do homem, que o mesmo é dizer da sociedade, se concebeu sempre em função das transformações por que esta passou através do tempo [… nela] os próprios valores básicos da civilização são problematizados, em que o homem se interroga a si mesmo” (GILOT, 1976, p. 07). A partir dessas problematizações, faz-se necessário pensar quais práticas devem ser intensificadas na escola, com o propósito de conceder aos alunos um ensino que valorize também seus pré- -conhecimentos e opiniões que, aliados ao conteúdo programático, permite aos alunos uma melhor experienciação de todo ensino transmitido e trocado. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39174
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_rspereira.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.