Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
Autor(es): | Almeida, Maria Inez de Lima |
Palavras-chave: | Lei 10.639/03;Instrumentos criativos;Ensino |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | ALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670. |
Resumo: | Na perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_milalmeida.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.