Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160
Tipo: Artigo de Evento
Título: A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
Autor(es): Almeida, Maria Inez de Lima
Palavras-chave: Lei 10.639/03;Instrumentos criativos;Ensino
Data do documento: 2013
Citação: ALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670.
Resumo: Na perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_milalmeida.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.