Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39141
Tipo: Artigo de Evento
Título: Origem e história do conceito de escolas eficazes
Autor(es): Lima, Aline Maria Gomes
Carvalho, Wirla Risany Lima
Palavras-chave: Discurso político;Educação;Melhora social pela educação
Data do documento: 2013
Citação: LIMA, Aline Maria Gomes; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Origem e história do conceito de escolas eficazes. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 546-559.
Resumo: Os discursos de políticos, empresários da educação e educadores, nos últimos anos, têm trazido a Educação como instrumento capaz de modificar o meio, as pessoas, o oferecimento de condições de melhoria de vida, de desenvolvimento das sociedades, suas ciências, minimizando suas diferenças socioeconômicas e culturais. Portanto, nesse contexto, as políticas públicas educacionais apareceram como fundamentais na consolidação dessas mudanças (LIMA, 2012). Portanto, o objetivo deste artigo é discorrer sobre o percurso histórico da formulação do conceito do que é uma escola eficaz, bem como quais são suas características, para que as políticas públicas educacionais se beneficiem desse conhecimento para repensar seus planejamentos e tomadas de decisão ligadas à busca de qualidade e melhoria das condições do contexto escolar, de todos os seus agentes e beneficiários. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39141
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_wrlcarvalho.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.