Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39140
Type: Artigo de Evento
Title: O analfabetismo no censo demográfico 2010: breve análise dos indicadores
Authors: Damansceno, Ana Daniella
Keywords: Brasil Imperial;Educação;História da educaçãop
Issue Date: 2013
Citation: DAMASCENO, Ana Daniella. O analfabetismo no censo demográfico 2010: breve análise dos indicadores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 533-545.
Abstract in Brazilian Portuguese: O desejo de compreender as características econômicas, sociais e culturais através de levantamentos censitários não é um hábito recente. Desde 1872, o então Brasil Imperial já desenvolvia pesquisas junto a seus habitantes a fim de identificar o seu tamanho e as dimensões dos desafios ora postos. A questão educacional esteve presente desde os primeiros levantamentos estatísticos com o objetivo de traçar um perfil da população no que se referia aos aspectos escolares e culturais. Desta forma, um indicador que sempre se sobressaiu nestas pesquisas fazia referência à baixa escolaridade apresentada pela grande maioria da população brasileira, o que colocou o Brasil, por muito tempo, entre os países com as piores taxas de analfabetismo do mundo. O último desde levantamentos realizado no Brasil apresentou resultados significativos no que se refere a ampliação da escolarização da população do país, em especial a jovem e adulta. Seguindo uma tendência que já vinha se apresentando há algumas décadas, o Censo de 2010 anunciou uma redução na taxa de analfabetismo nesta faixa etária de 15 anos ou mais.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39140
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_addamasceno.pdf2,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.