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dc.contributor.authorDamansceno, Ana Daniella-
dc.date.accessioned2019-01-24T15:52:18Z-
dc.date.available2019-01-24T15:52:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Ana Daniella. O analfabetismo no censo demográfico 2010: breve análise dos indicadores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 533-545.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39140-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrasil Imperialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãoppt_BR
dc.titleO analfabetismo no censo demográfico 2010: breve análise dos indicadorespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO desejo de compreender as características econômicas, sociais e culturais através de levantamentos censitários não é um hábito recente. Desde 1872, o então Brasil Imperial já desenvolvia pesquisas junto a seus habitantes a fim de identificar o seu tamanho e as dimensões dos desafios ora postos. A questão educacional esteve presente desde os primeiros levantamentos estatísticos com o objetivo de traçar um perfil da população no que se referia aos aspectos escolares e culturais. Desta forma, um indicador que sempre se sobressaiu nestas pesquisas fazia referência à baixa escolaridade apresentada pela grande maioria da população brasileira, o que colocou o Brasil, por muito tempo, entre os países com as piores taxas de analfabetismo do mundo. O último desde levantamentos realizado no Brasil apresentou resultados significativos no que se refere a ampliação da escolarização da população do país, em especial a jovem e adulta. Seguindo uma tendência que já vinha se apresentando há algumas décadas, o Censo de 2010 anunciou uma redução na taxa de analfabetismo nesta faixa etária de 15 anos ou mais.[...]pt_BR
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