Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39128
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A influência do bullying no processo de alfabetização de crianças |
Authors: | Amaro, Naliane de Oliveira Fialho, Lia Machado Fiuza |
Keywords: | Bulling;Alfabetização de criança;Cidadania |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | AMARO, Naliane de Oliveira; FIALHO, Lia Machado Fiuza. A influência do bullying no processo de alfabetização de crianças. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 411-422 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objeto compreender a influência do bullying no processo de alfabetização de crianças. O interesse pela temática justifica-se pela curiosidade pessoal no tocante às consequências que o bullying pode provocar no processo de aprendizagem da criança, pois são constantes as formas de bullying noticiadas pela mídia e presenciadas na minha práxis educativa enquanto professora. Preocupa-me também a formação deficitária de professores e das famílias para intervir e reverter possíveis danos no âmbito psicológico e social. Cabe à sociedade transmitir às novas gerações valores educacionais que possam pautar o desenvolvimento infantil saudável com formação cidadã ética e responsável baseados no respeito às diferenças. O bullying, enquanto uma violência pode causar grandes danos no processo de aprendizagem da criança, ele não deve passar despercebido por se caracterizar como uma vivência negativa gerando consequências na criança agredida acarretando prejuízos para sua vida. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39128 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_lmffialho2.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.