Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A função social da escola pública no contexto atual |
Autor(es): | Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho Sousa, Antonio Oziêlton de Brito Freitas, Raquel Lima de |
Palavras-chave: | Vida Social;História;Transformação |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito, FREITAS, Raquel Lima de. A função social da escola pública no contexto atual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 377-387. |
Resumo: | A inserção no mundo escolar institucionalmente constituído é um dos meios pelos quais tem início a vida social propriamente dita, é o momento em que há uma aproximação com o outro que não faz parte dos laços familiares, constituindo novas relações sociais. Além desta socialização, a escola apresenta-se com outra função que interferi na vida das pessoas e dos cidadãos, é um encontro com o conhecimento sistematizado e produzido pela humanidade no decorrer da sua história. Compreende-se que o acesso ao ensino institucionalizado e mais especificamente aos conteúdos produzidos culturalmente pela humanidade ao longo do tempo pode caracterizar a escola como reprodutora das relações de poder entre as classes vigentes na sociedade ou como transformadora dessas relações. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39125 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_rlfreitas.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.