Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39124
Type: Artigo de Evento
Title: A Babel das culturas escolares: os diferentes métodos de ensino anunciados no diário de Pernambuco entre 1880-1888
Authors: Clemente, Jacilene dos Santos
Keywords: Cultura escolar;Sociologia;Práticas cotidianas
Issue Date: 2013
Citation: CLEMENTE, Jacilene dos Santos. A Babel das culturas escolares: os diferentes métodos de ensino anunciados no diário de Pernambuco entre 1880-1888. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 364-376.
Abstract in Brazilian Portuguese: Segundo António Viñao Fragoa compreensão da cultura escolar vai da sociologia das organizações escolares até a antropologia das práticas cotidiana, nas palavras dele: “(...)la cultura escolar es toda la vida escolar: hechos e ideas, mentes y cuerpos, objetos ou conductas, modos de pensar, decir ou hacer”1 e não existe a cultura escola e sim culturas escolares. De suas análises o conceito de culturas escolares se amplia para abarcar as diversas práticas nascidas no interior das escolas, a partir da convivência de alunos e professores, as normas e teorias pedagógicas organizadoras do tempo, espaço e linguagem escolar, até a forma como essas teorias e normas são ou não incorporadas à rotina do espaço escolar. Considera também as disciplinas, tempos e os espaços escolares, assim como as práticas que emergem como o resultado dos embates políticos entre professores, comunidades e grupos acadêmicos, através dos quais os saberes escolares são construídos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39124
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_jsclemente.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.