Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39078
Tipo: Dissertação
Título: O uso dos aplicativos eletricidade magnetismo e simulado de física no ensino e aprendizagem dos processos de eletrização no 3º ano do ensino médio
Título em inglês: The use of electricity magnetism and simulated physics applications in the teaching and learning of the processes of electrification in the 3rd year of high school
Autor(es): Magalhães, Rhonielle Patricio
Orientador: Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Palavras-chave: Física - História - Brasil;Eletrização;Smartphones;Ensino auxiliado por computador
Data do documento: Nov-2018
Citação: MAGALHÃES, Rhonielle Patricio. O uso dos aplicativos eletricidade magnetismo e simulado de física no ensino e aprendizagem dos processos de eletrização no 3º ano do ensino médio. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O uso de tecnologias digitais no ensino de física tem se destacado no campo das pesquisas em ensino de ciência como estratégia didático-metodológica. No âmbito da aplicação destas novas tecnologias no processo enisno-aprendizagem, os computadores são corriqueiramente citados nas pesquisas sobre a temática. No entanto, o avanço tecnológico das últimas décadas abre espaço para a possibilidade do uso de outras ferramentas, tais como os aparelhos de celular. Nesta perspectiva, este trabalho pretende analisar o uso do aplicativo para smartphones, ELETRICIDADE E MAGNETISMO, no ensino e aprendizagem dos processos de eletrização no 3º ano do ensino médio. Como campo para esta pesquisa adota-se a EEM Israel Leocádio de Vasconcelos, situada no distrito de Aracatiaçu/Sobral-CE e como público- alvo uma sala de 3º ano da referida escola. No que se refere à abordagem, esta pesquisa classifica-se como aplicada e terá traços qualitativos e quantitativos, uma vez que são comparados os resultados da turma antes da utilização do aplicativo e após seu uso. Como procedimentos técnicos faz-se uso da pesquisa-ação, pois trata-se de uma pesquisa concebida visando uma ação para a resolução de um problema coletivo, neste caso a aprendizagem dos processos de eletrização, pelos discentes do ensino médio. Na primeira fase é realizada uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo historicizar o ensino de física no Brasil, em segundo plano analisar a perspectiva no ensino de eletrostática no Brasil tendo por base as pesquisas realizadas na área, e por fim atualizar o debate em torno do ensino de física a partir das novas tecnologias. No segundo momento, faz-se uso de intrumentos de pesquisa a fim de identificar o nível de conhecimento sobre os processos de eletrização dos alunos e de avaliar a aprendizagem após a utilização dos apps em sala de aula. Espera-se com este trabalho apresentar um material didático-metodológico inovador que auxilie o professor de física nas aulas de eletrostática.
Abstract: The use of digital technologies in physics teaching has stood out in the field of research in science teaching as didactic-methodological strategy. In the scope of the application of these new technologies in the learning process, computers are commonly cited in research on the subject. However, the technological advancement of the last decades makes room for the possibility of using other tools, such as mobile handsets. In this perspective, this work intends to analyze the use of the application for smartphones, ELETRICITY AND MAGNETISM, in the teaching and learning of the processes of electrification in the 3rd year of high school. As a field for this research, we will worship EEM Israel Leocádio de Vasconcelos, located in the district of Aracatiaçu / Sobral-Ce and target audience a room of the third year of said school. With regard to the approach, this research is classified as applied and will have qualitative and quantitative traits, since the results of the class will be compared before the use of the application and after its use. As technical procedures we will make use of action research, because it is a research designed to solve a collective problem, in this case learning of the processes of electrification, by high school students. In the first phase, a bibliographical research will be carried out, aiming to historicize the teaching of physics in Brazil. Secondly, to analyze the perspective on electrostatic teaching in Brazil, based on the research carried out in the area, and finally to update the debate around the teaching of physics from new technologies. In the second moment, we will make use of research instruments to identify the level of knowledge about the processes of student electrification and to evaluate the learning after the use of the applications in the classroom. It is hoped with this work to present an innovative didactic-methodological material that assists the professor of physics in the classes of electrostatics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39078
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DIS_RPMAGALHAES.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_PE_RPMAGALHAES.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.