Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39061
Type: Artigo de Evento
Title: O que eu preciso saber? A formação do pedagogo na perspectiva da inclusão
Authors: Dantas, Lilianne Moreira
Pinto, Elismária Catarina Barros
Keywords: Educação Inclusiva;Práticas educativas;Formação de Professores
Issue Date: 2013
Citation: DANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. O que eu preciso saber? A formação do pedagogo na perspectiva da inclusão. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 14612-14622.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho é relato de experiência de estágio desenvolvido em turma de 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE, localizada em um bairro da periferia. Tendo em vista a obrigatoriedade legal de matrícula de alunos com deficiência nas escolas regulares, faz-se necessário refletir sobre a formação dos pedagogos que realizarão seu trabalho junto ao público alvo da Educação Especial. Esta experiência é fruto da disciplina Educação Inclusiva do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo analisar como o estágio pode ampliar a visão do futuro educador em seu processo de formação em relação à prática pedagógica que promova a inclusão. A atividade consiste em observar a prática em sala de aula, focando a promoção da inclusão para que, em seguida, elaborar planejamento de atividades, aplicação e avaliação. Para tanto, foi realizada pesquisa sobre conceitos de educação inclusiva e formação de professor para fundamentação teórica. A partir da observação in lócus as atividades foram elaboradas e posteriormente aplicadas com os alunos, que responderam positivamente, incluindo o aluno com deficiência que buscou estratégias para realizá-las. Percebe-se que mesmo toda a luta daqueles que defendem a inclusão e todo o amparo legal não são suficientes para que a inclusão seja eficaz e real nas escolas. Para que de fato se efetive é necessário que o professor esteja preparado para esta realidade escolar, sensibilizado com a causa e que o mesmo utilize suas capacidades a fim de promover uma educação de qualidade para todos, respeitando limitações e diferenças e estimulando habilidades/capacidades realizada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39061
ISBN: 2176 1396
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_ecbpinto.pdf138,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.