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dc.contributor.authorDantas, Lilianne Moreira-
dc.contributor.authorPinto, Elismária Catarina Barros-
dc.date.accessioned2019-01-23T14:50:22Z-
dc.date.available2019-01-23T14:50:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. O que eu preciso saber? A formação do pedagogo na perspectiva da inclusão. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 14612-14622.pt_BR
dc.identifier.isbn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39061-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleO que eu preciso saber? A formação do pedagogo na perspectiva da inclusãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é relato de experiência de estágio desenvolvido em turma de 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE, localizada em um bairro da periferia. Tendo em vista a obrigatoriedade legal de matrícula de alunos com deficiência nas escolas regulares, faz-se necessário refletir sobre a formação dos pedagogos que realizarão seu trabalho junto ao público alvo da Educação Especial. Esta experiência é fruto da disciplina Educação Inclusiva do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo analisar como o estágio pode ampliar a visão do futuro educador em seu processo de formação em relação à prática pedagógica que promova a inclusão. A atividade consiste em observar a prática em sala de aula, focando a promoção da inclusão para que, em seguida, elaborar planejamento de atividades, aplicação e avaliação. Para tanto, foi realizada pesquisa sobre conceitos de educação inclusiva e formação de professor para fundamentação teórica. A partir da observação in lócus as atividades foram elaboradas e posteriormente aplicadas com os alunos, que responderam positivamente, incluindo o aluno com deficiência que buscou estratégias para realizá-las. Percebe-se que mesmo toda a luta daqueles que defendem a inclusão e todo o amparo legal não são suficientes para que a inclusão seja eficaz e real nas escolas. Para que de fato se efetive é necessário que o professor esteja preparado para esta realidade escolar, sensibilizado com a causa e que o mesmo utilize suas capacidades a fim de promover uma educação de qualidade para todos, respeitando limitações e diferenças e estimulando habilidades/capacidades realizada.pt_BR
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