Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Lilianne Moreira | - |
dc.contributor.author | Pinto, Elismária Catarina Barros | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T14:50:22Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T14:50:22Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. O que eu preciso saber? A formação do pedagogo na perspectiva da inclusão. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 14612-14622. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2176 1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39061 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | O que eu preciso saber? A formação do pedagogo na perspectiva da inclusão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho é relato de experiência de estágio desenvolvido em turma de 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE, localizada em um bairro da periferia. Tendo em vista a obrigatoriedade legal de matrícula de alunos com deficiência nas escolas regulares, faz-se necessário refletir sobre a formação dos pedagogos que realizarão seu trabalho junto ao público alvo da Educação Especial. Esta experiência é fruto da disciplina Educação Inclusiva do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo analisar como o estágio pode ampliar a visão do futuro educador em seu processo de formação em relação à prática pedagógica que promova a inclusão. A atividade consiste em observar a prática em sala de aula, focando a promoção da inclusão para que, em seguida, elaborar planejamento de atividades, aplicação e avaliação. Para tanto, foi realizada pesquisa sobre conceitos de educação inclusiva e formação de professor para fundamentação teórica. A partir da observação in lócus as atividades foram elaboradas e posteriormente aplicadas com os alunos, que responderam positivamente, incluindo o aluno com deficiência que buscou estratégias para realizá-las. Percebe-se que mesmo toda a luta daqueles que defendem a inclusão e todo o amparo legal não são suficientes para que a inclusão seja eficaz e real nas escolas. Para que de fato se efetive é necessário que o professor esteja preparado para esta realidade escolar, sensibilizado com a causa e que o mesmo utilize suas capacidades a fim de promover uma educação de qualidade para todos, respeitando limitações e diferenças e estimulando habilidades/capacidades realizada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_ecbpinto.pdf | 138,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.