Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39059
Tipo: Artigo de Evento
Título : O papel da leitura na formação universitária: reflexões dos estudantes de pedagogia
Autor : Oliveira, Ingrid Vanessa
Cavalcante, Maria Marina Dias
Palabras clave : Cultura leitora;Formação docente;Reflexão
Fecha de publicación : 2013
Citación : OLIVEIRA, Ingrid Vanessa, CAVALCANTE, Maria Marina Dias. O papel da leitura na formação universitária: reflexões dos estudantes de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13589-13598.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo trata do papel da leitura na formação universitária dos licenciandos de pedagogia. Assim, tem-se como questionamento: Que reflexões os estudantes de pedagogia fazem sobre o papel da leitura durante sua formação universitária? Em virtude disso, apresenta-se como objetivo central refletir sobre os processos de leitura vivenciados pelos graduandos na universidade e de que forma essa leitura influencia na sua formação docente. Este artigo é decorrente da pesquisa - Formação de Professores: A Leitura na Aprendizagem da Profissão. Realizado no Grupo de Estudos – Professores, Escola, Reflexão, Formação, Meio Ambiente/PERFORMA vinculado ao grupo de pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Ancora-se na pesquisa qualitativa, por meio das ferramentas a seguir: o estudo bibliográfico de autores como: Alves (2004), Lima (2002), Gatti (2005) da técnica de coleta de dados grupo focal realizado com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa em questão já foi concluída e dela extraiu-se o presente recorte cujos resultados revelam o seguinte: a maior parte dos licenciandos evidencia que experiências de leituras na universidade contribuem para a sua cultura leitora, como também para o exercício da profissão docente. Segundo eles é por meio da prática da leitura que os professores desenvolvem uma postura crítica-reflexiva diante do ensino e da aprendizagem. Desta forma, conclui-se que o papel da leitura crítica é essencial para qualquer profissão, e principalmente, na formação de professores, já que serão sujeitos formadores de outros sujeitos, e diante disso, é na sua prática cotidiana que o docente deve incentivar a prática da leitura com amor e prazer nos espaços educativos
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39059
ISSN : 2176 1396
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_mmdcavaltante.pdf131,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.