Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Ingrid Vanessa | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Maria Marina Dias | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T14:45:00Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T14:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ingrid Vanessa, CAVALCANTE, Maria Marina Dias. O papel da leitura na formação universitária: reflexões dos estudantes de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13589-13598. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176 1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39059 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura leitora | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.title | O papel da leitura na formação universitária: reflexões dos estudantes de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo trata do papel da leitura na formação universitária dos licenciandos de pedagogia. Assim, tem-se como questionamento: Que reflexões os estudantes de pedagogia fazem sobre o papel da leitura durante sua formação universitária? Em virtude disso, apresenta-se como objetivo central refletir sobre os processos de leitura vivenciados pelos graduandos na universidade e de que forma essa leitura influencia na sua formação docente. Este artigo é decorrente da pesquisa - Formação de Professores: A Leitura na Aprendizagem da Profissão. Realizado no Grupo de Estudos – Professores, Escola, Reflexão, Formação, Meio Ambiente/PERFORMA vinculado ao grupo de pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Ancora-se na pesquisa qualitativa, por meio das ferramentas a seguir: o estudo bibliográfico de autores como: Alves (2004), Lima (2002), Gatti (2005) da técnica de coleta de dados grupo focal realizado com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa em questão já foi concluída e dela extraiu-se o presente recorte cujos resultados revelam o seguinte: a maior parte dos licenciandos evidencia que experiências de leituras na universidade contribuem para a sua cultura leitora, como também para o exercício da profissão docente. Segundo eles é por meio da prática da leitura que os professores desenvolvem uma postura crítica-reflexiva diante do ensino e da aprendizagem. Desta forma, conclui-se que o papel da leitura crítica é essencial para qualquer profissão, e principalmente, na formação de professores, já que serão sujeitos formadores de outros sujeitos, e diante disso, é na sua prática cotidiana que o docente deve incentivar a prática da leitura com amor e prazer nos espaços educativos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_mmdcavaltante.pdf | 131,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.