Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ingrid Vanessa-
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Marina Dias-
dc.date.accessioned2019-01-23T14:45:00Z-
dc.date.available2019-01-23T14:45:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ingrid Vanessa, CAVALCANTE, Maria Marina Dias. O papel da leitura na formação universitária: reflexões dos estudantes de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13589-13598.pt_BR
dc.identifier.issn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39059-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura leitorapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.titleO papel da leitura na formação universitária: reflexões dos estudantes de pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata do papel da leitura na formação universitária dos licenciandos de pedagogia. Assim, tem-se como questionamento: Que reflexões os estudantes de pedagogia fazem sobre o papel da leitura durante sua formação universitária? Em virtude disso, apresenta-se como objetivo central refletir sobre os processos de leitura vivenciados pelos graduandos na universidade e de que forma essa leitura influencia na sua formação docente. Este artigo é decorrente da pesquisa - Formação de Professores: A Leitura na Aprendizagem da Profissão. Realizado no Grupo de Estudos – Professores, Escola, Reflexão, Formação, Meio Ambiente/PERFORMA vinculado ao grupo de pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Ancora-se na pesquisa qualitativa, por meio das ferramentas a seguir: o estudo bibliográfico de autores como: Alves (2004), Lima (2002), Gatti (2005) da técnica de coleta de dados grupo focal realizado com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa em questão já foi concluída e dela extraiu-se o presente recorte cujos resultados revelam o seguinte: a maior parte dos licenciandos evidencia que experiências de leituras na universidade contribuem para a sua cultura leitora, como também para o exercício da profissão docente. Segundo eles é por meio da prática da leitura que os professores desenvolvem uma postura crítica-reflexiva diante do ensino e da aprendizagem. Desta forma, conclui-se que o papel da leitura crítica é essencial para qualquer profissão, e principalmente, na formação de professores, já que serão sujeitos formadores de outros sujeitos, e diante disso, é na sua prática cotidiana que o docente deve incentivar a prática da leitura com amor e prazer nos espaços educativospt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_mmdcavaltante.pdf131,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.