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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39056
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Didática e avaliação: uma caminhada na formação de professores |
Autor(es): | Grangeiro, Manuela Fonseca Costa, Elisângela André da Silva |
Palavras-chave: | Planejamento;Avaliação;Ensino e Pesquisa;Formação de Professores |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | GRANGEIRO, Manuela Fonseca; COSTA, Elisângela André da Silva. Didática e avaliação: uma caminhada na formação de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 17767-17775. |
Resumo: | A avaliação tem sido pauta de inúmeras discussões entre grupos que questionam as avaliações realizadas de modo geral. Esse texto tem como objetivo registrar a experiência de formação, a partir dos temas planejamento e avaliação, discutidos na disciplina Didática do Ensino Superior do curso de especialização em Gestão Escolar de uma universidade pública do Ceará. Os alunos tiveram oportunidade não só de conhecer a temática, mas de praticar, avaliando a dinâmica da disciplina, passando inclusive pela avaliação do professor. Para contemplar esses temas, foi feito tambem um trabalho com pesquisa, onde os participantes entrevistaram gestores ou coordenadores escolares. A sala de aula é um espaço de possibilidades, como também de limites à prática docente. Este espaço deve abrigar ações que mais favoreçam o aprendizado do aluno. O professor deve estar preocupado em trazer para este espaço, procedimentos metodológicos que melhor favoreçam o aprendizado do aluno. A capacidade de abrir o espaço para avaliação por parte dos alunos é uma maneira de contribuir com a maturidade profissional deste, além de ser um instrumento importante no planejamento das práticas docentes posteriores, o que o coloca também num processo continuo de construção de sua própria formação, no momento em que aprende com a avaliação e redesenha suas práticas. Esse é um desafio e uma busca constante do professor, interagir com os meios que melhor possam alcançar o aprendizado do aluno, com instrumentos pedagógicos, procedimentos metodológicos e avaliativos coerentes com os conhecimentos e valores por eles defendidos. Os principais teóricos que fundamentam esse texto são: Pimenta e Anastasiou (2005) Lima (2004), Libâneo (2006). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39056 |
ISSN: | 2176 1396 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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