Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Grangeiro, Manuela Fonseca | - |
dc.contributor.author | Costa, Elisângela André da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T14:31:15Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T14:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | GRANGEIRO, Manuela Fonseca; COSTA, Elisângela André da Silva. Didática e avaliação: uma caminhada na formação de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 17767-17775. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176 1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39056 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Didática e avaliação: uma caminhada na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação tem sido pauta de inúmeras discussões entre grupos que questionam as avaliações realizadas de modo geral. Esse texto tem como objetivo registrar a experiência de formação, a partir dos temas planejamento e avaliação, discutidos na disciplina Didática do Ensino Superior do curso de especialização em Gestão Escolar de uma universidade pública do Ceará. Os alunos tiveram oportunidade não só de conhecer a temática, mas de praticar, avaliando a dinâmica da disciplina, passando inclusive pela avaliação do professor. Para contemplar esses temas, foi feito tambem um trabalho com pesquisa, onde os participantes entrevistaram gestores ou coordenadores escolares. A sala de aula é um espaço de possibilidades, como também de limites à prática docente. Este espaço deve abrigar ações que mais favoreçam o aprendizado do aluno. O professor deve estar preocupado em trazer para este espaço, procedimentos metodológicos que melhor favoreçam o aprendizado do aluno. A capacidade de abrir o espaço para avaliação por parte dos alunos é uma maneira de contribuir com a maturidade profissional deste, além de ser um instrumento importante no planejamento das práticas docentes posteriores, o que o coloca também num processo continuo de construção de sua própria formação, no momento em que aprende com a avaliação e redesenha suas práticas. Esse é um desafio e uma busca constante do professor, interagir com os meios que melhor possam alcançar o aprendizado do aluno, com instrumentos pedagógicos, procedimentos metodológicos e avaliativos coerentes com os conhecimentos e valores por eles defendidos. Os principais teóricos que fundamentam esse texto são: Pimenta e Anastasiou (2005) Lima (2004), Libâneo (2006). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_eascosta.pdf | 125,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.