Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC |
Authors: | Ferreira, Antônia Fernandes Noronha, Alan Abreu Silva, Maria José Albuquerque da |
Keywords: | Letramento/alfabetização;Jogos pedagógicos;PIBID |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Alan Abreu; SILVA, Maria José Albuquerque da. Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mjasilva.pdf | 166,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.