Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Antônia Fernandes | - |
dc.contributor.author | Noronha, Alan Abreu | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria José Albuquerque da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:14:38Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T11:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Alan Abreu; SILVA, Maria José Albuquerque da. Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1086 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento/alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mjasilva.pdf | 166,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.