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Tipo: Artigo de Evento
Título: Organização educacional cearense no início do século XX
Autor(es): Moraes, Rosalina Rocha Araújo
Vieira, Sofia Lerche
Palavras-chave: Recorte geográfico;História da Educação;Delimitação temporal
Data do documento: 2010
Citação: MORAES, Rosalina Rocha Araújo; VIEIRA, Sofia Lerche. Organização educacional cearense no início do século XX. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010
Resumo: Esta comunicação apresenta resultados de investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE). Inserido na perspectiva da pesquisa histórica, entendida, neste caso, como toda e qualquer abordagem do passado, toma como objeto de estudo, o fenômeno educacional, buscando compreender, de forma específica, como se organiza o ensino primário cearenses no início do século XX. Com isto vislumbramos contribuir para o avanço dos estudos no campo da Historia da Educação local bem como possibilitar aos interessados no assunto uma aproximação com esse contexto e a compreensão dos modos de organização da instrução pública cearense no alvorecer do século XX. Como em qualquer outro tipo de pesquisa científica, investigar essa temática demandou, entre outras coisas, fazer a delimitação espaço-temporal. O recorte geográfico, neste caso, incidiu sobre o estado do Ceará e a delimitação temporal sobre as duas primeiras décadas do século XX. A periodização é assunto de diversas discussões no campo da História da Educação. Conforme ressalta Saviani (2005, p. 7)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38968
ISBN: 978-85-7862-139-1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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