Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38968
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moraes, Rosalina Rocha Araújo | - |
dc.contributor.author | Vieira, Sofia Lerche | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T15:14:47Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21T15:14:47Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Rosalina Rocha Araújo; VIEIRA, Sofia Lerche. Organização educacional cearense no início do século XX. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7862-139-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38968 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Recorte geográfico | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Delimitação temporal | pt_BR |
dc.title | Organização educacional cearense no início do século XX | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta comunicação apresenta resultados de investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE). Inserido na perspectiva da pesquisa histórica, entendida, neste caso, como toda e qualquer abordagem do passado, toma como objeto de estudo, o fenômeno educacional, buscando compreender, de forma específica, como se organiza o ensino primário cearenses no início do século XX. Com isto vislumbramos contribuir para o avanço dos estudos no campo da Historia da Educação local bem como possibilitar aos interessados no assunto uma aproximação com esse contexto e a compreensão dos modos de organização da instrução pública cearense no alvorecer do século XX. Como em qualquer outro tipo de pesquisa científica, investigar essa temática demandou, entre outras coisas, fazer a delimitação espaço-temporal. O recorte geográfico, neste caso, incidiu sobre o estado do Ceará e a delimitação temporal sobre as duas primeiras décadas do século XX. A periodização é assunto de diversas discussões no campo da História da Educação. Conforme ressalta Saviani (2005, p. 7) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_rramoraes.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.