Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38962
Type: Artigo de Evento
Title: A dança na escola de educação física da UFMG (1952-1977): histórias, sujeitos e tensões
Authors: Campos, Marcos Antônio Almeida
Keywords: Historicidade;Professor de Educação Física
Issue Date: 2010
Citation: CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. A dança na escola de educação física da UFMG (1952-1977): histórias, sujeitos e tensões. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Pesquisar temas ligados à dança escolar é deparar-se, muitas vezes, com situações tensas, já que esta prática é historicamente relegada a uma posição secundária na escola, assim como tantos conteúdos que lidam com o corpo e com a arte. Atuando como professor de Educação Física em algumas instituições públicas e privadas, como dançarino profissional e estando envolvido em alguns projetos de dança em vários níveis de ensino, pude notar que o status que a dança goza no meio artístico e no ambiente escolar é diferente e, consequentemente, possui histórias diferentes. Ao lidar com diversas formas de resistência por parte de alunos, principalmente do gênero masculino, em trabalhos desenvolvidos em escolas, não compreendia profundamente o porquê dos entraves impostos, inclusive por pais e mães destes alunos. Vários estudos mostram que esta dificuldade não é unilateral, sendo reforçada por outros fatores como a falta de local apropriado, de formação adequada dos professores e de trabalhos sistematizados nos projetos pedagógicos das escolas. (BARRETO, 2004). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38962
ISBN: 978-85-7862-139-1
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_maacampos.pdf144,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.