Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Marcos Antônio Almeida-
dc.date.accessioned2019-01-21T14:43:12Z-
dc.date.available2019-01-21T14:43:12Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCAMPOS, Marcos Antônio Almeida. A dança na escola de educação física da UFMG (1952-1977): histórias, sujeitos e tensões. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38962-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistoricidadept_BR
dc.subjectProfessor de Educação Físicapt_BR
dc.titleA dança na escola de educação física da UFMG (1952-1977): histórias, sujeitos e tensõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisar temas ligados à dança escolar é deparar-se, muitas vezes, com situações tensas, já que esta prática é historicamente relegada a uma posição secundária na escola, assim como tantos conteúdos que lidam com o corpo e com a arte. Atuando como professor de Educação Física em algumas instituições públicas e privadas, como dançarino profissional e estando envolvido em alguns projetos de dança em vários níveis de ensino, pude notar que o status que a dança goza no meio artístico e no ambiente escolar é diferente e, consequentemente, possui histórias diferentes. Ao lidar com diversas formas de resistência por parte de alunos, principalmente do gênero masculino, em trabalhos desenvolvidos em escolas, não compreendia profundamente o porquê dos entraves impostos, inclusive por pais e mães destes alunos. Vários estudos mostram que esta dificuldade não é unilateral, sendo reforçada por outros fatores como a falta de local apropriado, de formação adequada dos professores e de trabalhos sistematizados nos projetos pedagógicos das escolas. (BARRETO, 2004). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_maacampos.pdf144,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.