Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914
Type: Artigo de Evento
Title: Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
Authors: Souza, Antonio Marcos de
Sousa, Joilson Pedrosa de
Cruz, Túlio Cícero
Keywords: Função afim;Aprendizagem significativa;Geogebra
Issue Date: 2014
Citation: SOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_amsouza.pdf168,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.