Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Antonio Marcos de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Joilson Pedrosa de | - |
dc.contributor.author | Cruz, Túlio Cícero | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T21:06:09Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T21:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1086 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Função afim | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_amsouza.pdf | 168,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.