Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38912
Tipo: Artigo de Evento
Título: As contribuições dos esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número segundo PIAGET
Autor(es): Lima, Ana Paula de Sousa
Mendes, Haiani Larissa de Souza
Palavras-chave: Conceito de número;Teoria piagetiana;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2014
Citação: LIMA, Ana Paula de Sousa; MENDES, Haiani Larissa de Souza. As contribuições dos esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número segundo PIAGET. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Resumo: Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições dos sete esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número, segundo Piaget, tendo em vista que os números fazem parte do conhecimento matemático e possuem diferentes funções: social, cultural e conceitual. Para a realização deste trabalho foram feitas entrevistas com cinco alunas da disciplina de Ensino da Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, às quais são professoras da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo destas entrevistas foi investigar como essas alunas aprenderam os conceitos de número na infância e agora, na disciplina de Ensino da Matemática, ressaltando as contribuições da teoria piagetiana em seu processo de ensino-aprendizagem. Também, buscamos saber de que maneira essas alunas medeiam os conhecimentos matemáticos das crianças para as quais lecionam. A partir dos resultados obtidos, tentaremos problematizar a educação matemática nos dias atuais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38912
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_apslima.pdf110,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.