Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38912
Type: Artigo de Evento
Title: As contribuições dos esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número segundo PIAGET
Authors: Lima, Ana Paula de Sousa
Mendes, Haiani Larissa de Souza
Keywords: Conceito de número;Teoria piagetiana;Ensino-aprendizagem
Issue Date: 2014
Citation: LIMA, Ana Paula de Sousa; MENDES, Haiani Larissa de Souza. As contribuições dos esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número segundo PIAGET. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições dos sete esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número, segundo Piaget, tendo em vista que os números fazem parte do conhecimento matemático e possuem diferentes funções: social, cultural e conceitual. Para a realização deste trabalho foram feitas entrevistas com cinco alunas da disciplina de Ensino da Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, às quais são professoras da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo destas entrevistas foi investigar como essas alunas aprenderam os conceitos de número na infância e agora, na disciplina de Ensino da Matemática, ressaltando as contribuições da teoria piagetiana em seu processo de ensino-aprendizagem. Também, buscamos saber de que maneira essas alunas medeiam os conhecimentos matemáticos das crianças para as quais lecionam. A partir dos resultados obtidos, tentaremos problematizar a educação matemática nos dias atuais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38912
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_apslima.pdf110,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.