Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38912
Type: | Artigo de Evento |
Title: | As contribuições dos esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número segundo PIAGET |
Authors: | Lima, Ana Paula de Sousa Mendes, Haiani Larissa de Souza |
Keywords: | Conceito de número;Teoria piagetiana;Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | LIMA, Ana Paula de Sousa; MENDES, Haiani Larissa de Souza. As contribuições dos esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número segundo PIAGET. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições dos sete esquemas mentais básicos para a construção do conceito de número, segundo Piaget, tendo em vista que os números fazem parte do conhecimento matemático e possuem diferentes funções: social, cultural e conceitual. Para a realização deste trabalho foram feitas entrevistas com cinco alunas da disciplina de Ensino da Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, às quais são professoras da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo destas entrevistas foi investigar como essas alunas aprenderam os conceitos de número na infância e agora, na disciplina de Ensino da Matemática, ressaltando as contribuições da teoria piagetiana em seu processo de ensino-aprendizagem. Também, buscamos saber de que maneira essas alunas medeiam os conhecimentos matemáticos das crianças para as quais lecionam. A partir dos resultados obtidos, tentaremos problematizar a educação matemática nos dias atuais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38912 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_apslima.pdf | 110,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.