Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38882
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A abordagem sócio-interacionista na avaliação de programas educacionais: Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal |
Authors: | Lima, Marcos Antônio Martins |
Keywords: | Avaliação de Programas;Projetos humanos |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | LIMA, Marcos Antônio Martins. A abordagem sócio-interacionista na avaliação de programas educacionais: Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A avaliação de programas, enquanto um projeto humano que se faz com, pelas pessoas e a partir delas, também permite uma abordagem do seu objeto através do uso de sucessivos e múltiplos métodos (BACHELARD, 1996). Todavia, enquanto um processo, a avaliação de programas, embora focada aqui para os programas de educação em organizações, não pode querer alimentar-se apenas de princípios clássicos que já representam conhecimentos consolidados sobre avaliação educacional ou social, se é que estejam mesmo consolidados. Torna-se mais que necessário, buscar a evolução constante das ciências para auxílio ao fenômeno e ao objeto a ser avaliado. Dentro deste princípio epistemológico, é fundamental que o processo avaliativo, em programas educacionais, considere todo o novo cenário organizacional e empresarial que emergiu em 1970. Neste novo ambiente, a prioridade é para o desenvolvimento de competências profissionais ou funcionais, como subsídio ao acompanhamento da competitividade de mercado e das inovações tecnológicas.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38882 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_mamlima.pdf | 141,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.