Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38867
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação da contribuição da educação de jovens e adultos para a inclusão social |
Autor(es): | Duarte, Patrícia Félix Duarte, Priscila Leonice Moreira Marques, Cláudio de Albuquerque |
Palavras-chave: | Segregação social;Marginalização;Compotamento |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | DUARTE, Patrícia Félix; DUARTE, Priscila Leonice Moreira; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. Avaliação da contribuição da educação de jovens e adultos para a inclusão social. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Resumo: | O contínuo processo de segregação da sociedade trouxe um quadro de extrema marginalização de determinadas classes sociais. Diante de alguns padrões de competências estabelecidos, o homem vive num constante momento de ajustes. Encontramo-nos na era da informação e, para tanto, exige-se que os cidadãos sejam letrados. O padrão pressupõe pessoas capacitadas para processar diversos tipos de saberes. As oportunidades no campo do trabalho surgem para quem se enquadra nesses requisitos e quem não se enquadra fica sujeito à exclusão. Diante do quadro de exclusão na sociedade surgiu a necessidade de promover a inclusão. A inclusão social consiste num processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir em seus sistemas sociais os cidadãos que foram excluídos, ou seja, privados de alguns de seus direitos (Sassaki, 1997). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38867 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_pfduarte.pdf | 105,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.