Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38865
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação educacional diagnóstica: a representação docente de altas habilidades
Autor : Alencar, Maristela Lage
Palabras clave : Educação Infantil;Habilidades;Crianças especiais
Fecha de publicación : 2005
Citación : ALENCAR, Maristela Lage. Avaliação educacional diagnóstica: a representação docente de altas habilidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumen en portugués brasileño: A educação de crianças portadoras de altas habilidades/superdotadas não deve visar somente à preservação e desenvolvimento de suas aptidões, mas também à adaptação e ajustamento emocional do educando nas relações que estabelece com o meio, promovendo, assim, o seu crescimento global, nas dimensões corporal, cognitiva e afetiva. Para tanto, são necessários procedimentos de identificação adequados, condizentes com uma visão multidimensional de sujeito. Essa perspectiva é recente na área de dotação e talento, contrapondo-se à modalidade de avaliação baseada nas competências acadêmicas, com resultados expressos em valores numéricos, na forma de quociente de inteligência (QI). Os testes psicométricos, contudo, limitam-se à aferição de aspectos lógicomatemáticos e verbais, em prejuízo de outros atributos intelectivos, conforme uma noção unilateral de altas habilidades. No Brasil, seus custos são onerosos e constituem uma prática exclusiva do psicólogo (ANASTASI, 1977; ANASTASI & URBINA, 2000). Na atualidade, observa-se uma evolução conceitual a fim de abranger um número maior de aptidões e caracterizar os sujeitos com capacidades elevadas em um grupo heterogêneo, com espaço para outras habilidades além das escolares. Com efeito, tem sido favorecida a utilização de métodos alternativos de natureza educacional, capazes de identificar um conjunto alargado de competências (PEREIRA, 2000; GUISANDE et al., 2005). [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38865
ISBN : 85-7485-091-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_eve_mlalencar.pdf143,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.